Saturday, December 30, 2006

CACILHEIROS - INTRODUÇÃO

Os CACILHEIROS são personagens de uma Lisboa marítima de séculos, paisagem do rio e suas cidades, num quadro que a geografia e a história foram desenhando com o tempo.

Hoje são operados pela TRANSTEJO que com a sua associada SOFLUSA assegura a totalidade das ligações fluviais entre as duas margens do Tejo.

Este espaço é dedicado a essas criaturas simpáticas - os CACILHEIROS -, e trata da história e características dos diversos navios.


LISBON FERRIES - THE CACILHEIROS


In Lisbon, the river Tagus ferries are know as CACILHEIROS. Elegant vessels that have been part of the Lisbon maritime scene for a long time. Since 1975 the local cross river ferry services are operated by the TRANSTEJO Group, which includes also the sister company SOFLUSA.
This blog is dedicated to the LISBON FERRIES, dealing with the ferry fleets past and present, their histories, technical data and photographs.


Copyright photos and texts by Luís Miguel Correia - 2006

4 comments:

garina do mar said...

tenho este livro! assinado e tudo!muito giro, um grande "documentário"!!
acho óptima ideia que dê vida aos cacilheiros aqui na blogosfera..

LUÍS MIGUEL CORREIA said...

É, os CACILHEIROS fazem parte de Lisboa, desde que me lembro...

LMC

garina do mar said...

desde que me lembro também... nas primeiras vezes que vim a Lisboa de férias, ainda não havia a ponte sobre o Tejo e como íamos sempre pelo menos ao fim de semana para a zona de Setúbal atravessávamos o Tejo de barco... era uma aventura!

LUÍS MIGUEL CORREIA said...

Eu vi a Ponte ser construída, a partir de casa, que ficava em frente, na Av. Infante Santo...
E claro, além da ponte havia sempre navios para ver...
É uma das razões por que faço livros, para preservar a memória do mar, dos navios e da Lisboa Marítima, que conheci e tem mudado tanto desde que comecei a olhar o mar.